27 maio 2013

“A explosão do jornalismo”: GPJor discute implicações da internet nas práticas das redações


Terceiro encontro do ano terá discussão sobre o livro de Ignacio Ramonet, jornalista e ex-diretor do Le Monde Diplomatique, lançado no Brasil em 2012.

“Estamos em um momento em que o jornalismo está explodindo, literalmente explodindo, essencialmente porque recebeu o impacto da internet”. 

A afirmação é do jornalista e diretor do Le Monde Diplomatique, da França, Ignacio Ramonet, em evento de lançamento do livro A explosão do jornalismo. Das mídias de massa à massa das mídias, na Universidade de Havana, em Cuba, no final de 2011. 

Lançada no Brasil no ano passado pela editora Publisher, a obra que trata dos impactos da rede sobre as práticas das redações ocupa a pauta do terceiro encontro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) em 2013. Será no dia 12 de junho (quarta-feira), às 17h15min, numa das salas de aulas do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos.

DINÂMICA - A dinâmica do encontro prevê, no início, a apresentação dos principais eixos de reflexão suscitados pelo trabalho de Ramonet. Os responsáveis por fazê-la são os alunos que ingressaram no curso de doutorado na turma de 2012: Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira; eles terão 45 minutos. Em seguida, o debate será aberto aos demais membros do GPJor. 

O grupo é composto pelos professores da Linha de Pesquisa 2 - Linguagem e Práticas Jornalísticas, Dra. Beatriz Marocco, Dra. Christa Berger e Dr. Ronaldo Henn, e reúne estudantes de mestrado e doutorado, além de ex-alunos da Unisinos e convidados de outras instituições (saiba mais na seção Quem Somos).

A obra

"O planeta mídia está sofrendo um traumatismo de amplitude inédita. O impacto do ‘meteorito internet’, semelhante àquele que fez desaparecer os dinossauros, tem provocado uma mudança radical de todo o ‘ecossistema midiático’ e a extinção massiva dos jornais da imprensa escrita.” É com essa reflexão que o jornalista e ex-diretor do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, inicia seu novo livro: A explosão do jornalismo. Das mídias de massa à massa das mídia.

FONTE: editora Publisher.

---

(Texto: Felipe de Oliveira / Imagem: reprodução)

20 maio 2013

Abertas as inscrições para o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo 2013


Premiação oferecida anualmente pela SBPJor será entregue durante o 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, em novembro.


Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF), concedido anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A iniciativa tem por objetivo premiar pesquisadores que tenham contribuído significativamente para consolidar o jornalismo como campo de conhecimento científico no Brasil.

Leia Mais

O prêmio é atribuído em quatro modalidades: Iniciação Científica/TCC, Mestrado, Doutorado (para pesquisas defendidas no ano letivo de 2012) e Sênior (atribuído a pesquisadores pelo conjunto da carreira e contribuição ao campo do Jornalismo). Segundo o regulamento, em casos de greve nas quais o semestre letivo de 2012 tenha encerrado no ano de 2013, o que será levado em conta é que a pesquisa seja referente a conclusão do ano letivo 2012, mesmo que tenha sido defendida no ano de 2013.

A cerimônia de premiação acontecerá na noite do dia 7 de novembro de 2013 e será seguida de palestra dos premiados. É a noite de abertura da SBPJor 2013, evento que celebrará os 10 anos de criação da associação e acontecerá na Faculdade de Comunicação da UnB. A SBPJor 2013 será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, para a qual em breve será divulgada a chamada de trabalhos.

Confira o regulamento e acesse a ficha de inscrição

PAGF 2013

Prazo para submissão de trabalhos: 15 de junho de 2013

Categorias: Iniciação Científica/TCC, Mestrado, Doutorado e Pesquisador Sênior

Regulamento (clique aqui)

Ficha de inscrição (clique aqui)

Mais informações


Consolidação da pesquisa em Jornalismo

Em sua oitava edição, a SBPJor convidou novamente para a coordenação do prêmio o professor Leonel Azevedo de Aguiar, coordenador do curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Além de destacar a importância acadêmica do PAGF para a carreira profissional dos premiados, Aguiar ressalta que a iniciativa da SBPJor consolida a especificidade do campo dos estudos em jornalismo dentro da área da comunicação e da grande área das ciências sociais aplicadas.

“A 8ª edição do PAGF de Pesquisa em Jornalismo vem coroar a primeira década de existência da SBPJor. Enquanto uma premiação que visa reconhecer a qualidade acadêmica do trabalho de pesquisa e valorizar a atuação do pesquisador, o PAGF significa mais uma etapa no projeto da Associação em fazer avançar e consolidar, cada vez mais, a pesquisa em jornalismo”, destaca Aguiar. Ainda segundo coordenador, a expectativa é superar o número de inscritos (55) em relação ao último ano. O processo de avaliação é feito por comissões avaliadoras para cada categoria.

Para a presidente da SBPJor, Dione Moura, que coordena a categoria Sênior do prêmio, “o PAGF representa muito bem o espírito de promoção da pesquisa em jornalismo, missão máxima da SBPJor. Uma missão cumprida de forma coletiva, com todos que nos apoiam no processo de seleção dos premiados, assim como os que se inscrevem e oferecem suas pesquisas para avaliação”, declara Dione.

FONTE: SBPJor

---

(Edição: Felipe de Oliveira)

16 maio 2013

Novos alunos falam sobre seus projetos no GPJor


Segundo encontro do ano foi dedicado à apresentação de ingressantes nos cursos de mestrado e doutorado.


Mestrandos e doutorandos que ingressaram em 2013 no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos falaram sobre seus projetos na segunda reunião do ano do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor). Foi nesta quarta-feira, dia 15 de maio. Os alunos da Linha de Pesquisa 2 – Linguagem e Práticas Jornalísticas – se apresentaram aos demais integrantes e ouviram sugestões para o andamento de suas pesquisas.

Segundo o professor Dr. Ronaldo Henn, que coordenou o encontro, o momento de apresentação é tradição no GPJor, e visa a proporcionar aos novos integrantes o contato inicial com os colegas. “Muitas das nossas pesquisas dialogam e esse é um espaço importante de compartilhamento”, explica Henn. Além dele, participam do grupo de pesquisa as professoras Dra. Beatriz Marocco e Dra. Christa Berger.

PRÓXIMO ENCONTRO – A pauta do próximo encontro, marcado para o dia 12 de junho (quarta-feira), será o debate do texto A explosão do jornalismo, das mídias de massa à massa das mídias (Publisher, 2012). Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira, doutorandos da turma de 2012, abrem os trabalhos com uma apresentação de 45 minutos.

Projetos

Durante o encontro de apresentação, cada aluno ingressante falou por cinco minutos sobre seu projeto e os cinco minutos seguintes foram dedicados à críticas e sugestões de professores e colegas.

Conheça o tema das pesquisas

DOUTORADO

Felipe Vieiro: Gênero e sexualidade em movimento: um estudo das práticas das revistas Trip e TPM.

Júlia Capovilla: A prática da fotografia em fotoblogs mantidos por fotógrafos nas redações de jornais de referência.

Vanessa Hauser: Tensões geradas ao jornalismo pelas redes de comunicação numa perspectiva dialética, com foco em redações de jornais do Brasil e da Espanha.

MESTRADO

Aline Custódio: A prática da reportagem no jornalismo popular: jornais Diário Gaúcho e Extra.

Álisson Coelho: Como a crítica social feita pelo leitor influência o fazer jornalístico.

Charles Almeida: Que papel o jornalismo brasileiro cumpre na definição do que seja a “crise financeira internacional”.

Pedro Revillion: Como a fotografia móvel está influenciado as práticas jornalísticas contemporâneas.

Rafael Varela: Jornalismo político na televisão: formas de fazer que tornem o tema mais atrativo ao público.

Roberta Schuler: A humanização do discurso e o lugar do outro no jornalismo popular.

Vanessa Ioris: A partir da relação entre TV’s universitárias e o Canal Futura, a produção em rede das emissoras mantidas por universidades.

---

(Texto: Felipe de Oliveira / Foto: Vanessa Ioris)