Eventos

4º Seminário Aberto de Jornalismo
.
(clique na imagem para ampliar)
.
O 4° Seminário Aberto de Jornalismo, programação anual do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo - GPJor, terá como tema central “A entrevista – nas práticas e nos estudos em jornalismo”, debatida enquanto método, técnica e possibilidade de diálogo. O evento será nos dias 21 e 22 de novembro. 
O 4° Seminário Aberto de Jornalismo foi concebido no desenrolar da pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas”, coordenada pela professora Beatriz Marocco, que está centrada na entrevista a jornalistas como método predominante para produção de resultados.
O evento pretende constituir um espaço para debate sobre a entrevista em suas modalidades diversas de uso: como ferramenta central de pesquisa, que vem a corresponder a três níveis: epistemológico, metodológico, tratamento de dados; como um conjunto de técnicas e um gênero que está no coração da processualidade jornalística; como uma relação que mobiliza jornalistas e pesquisadores, nas posições de entrevistados e entrevistadores, em busca da melhor  maneira de tentar entender as práticas das pessoas.
A entrevista será tratada por jornalistas e pesquisadores de diversas áreas, como Luiz Cláudio Cunha, jornalista e escritor; Fábio Pereira, professor UNB; Isabel Travancas, professora UFRJ; Daisi Vogel, professora UFSC; Miriam Chnaiderman, psicanalista e documentarista; Rafael Guimaraens, jornalista e escritor; Elisabeth Torresini, professora FAPA; Maria Jandyra Cavalcanti Cunha, professora UNB; Carla Mühlhaus, jornalista e escritora; além de integrantes do GPJor e de membros da pesquisa coordenada pela professora Beatriz Marocco, como as doutorandas Angela Zamin, Karine Moura Vieira, Marcia Veiga e Thais Furtado.
.
.
3º Seminário Aberto de Jornalismo

.
(clique na imagem para ampliar)
.
O GPJor – Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo, vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, promove no dia 23 de junho o 3º Seminário Aberto de Jornalismo. Sob o tema ‘Jornalismo e Cidadania: tecnologias, conteúdos e atores’, o evento se propõe a debater questões que tangenciam a mobilização por políticas públicas de comunicação que em dezembro culminará na realização da Confecom – Conferência Nacional de Comunicação.
A iniciativa contempla a abordagem ampla do tema, desde o uso da mídia por movimentos e organizações sociais, passando pelo debate acerca das produções colaborativas que chamam para um jornalismo participativo. Nesta etapa, o Seminário Aberto de Jornalismo contará com a participação dos mestrandos do PPGCC/UNISINOS Daniel Cassol, Grace Bender Azambuja, Maria Joana Chaise e Vera Martins, todos integrantes do GPJor, cujas pesquisas tratam destas questões.
Também será contemplado o debate sobre pesquisa acadêmica e movimentos sociais, pela professora doutora Christa Berger, integrante do grupo, e a discussão acerca da Conferência Nacional de Comunicação, a cargo do professor da UNISINOS Pedro Osório, secretário executivo do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Por meio deste evento, o GPJor se propõe ao debate de temas essenciais da comunicação, que serão ampliados na Conferência Nacional da área.