25 julho 2013

SBPJor 2013: Pesquisadores tem até 31 de julho para enviar artigos




Falta menos de uma semana para o término do prazo de envio de artigos para o 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e III Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor). Os pesquisadores podem enviar seus trabalhos até 31 de julho, quarta-feira, por meio do Portal de Administração de Conferências da UnB. Como previsto na Chamada, “não haverá prorrogação de prazo de envio, de modo a cumprir o calendário de divulgação dos trabalhos aprovados”.
O tema dessa edição é “10 anos da SBPJor: Fortalecimento da Pesquisa em Jornalismo”. Os eventos serão realizados em Brasília, entre 7 e 9 de novembro, pela Faculdade de Comunicação da UnB com o apoio da Facomb/UFG (Universidade Federal de Goiás) e do curso de mestrado/curso de jornalismo/UCB (Universidade Católica de Brasília).
Documentos e orientações 
necessárias para o envio dos papers
1) Leia as normas da chamada de trabalhos para a submissão
2) Consulte o tutorial para submissão de trabalhos no SOAC
3) Acesse o modelo para formatar os trabalhos a serem encaminhados ao 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
4) Acesse o modelo para formatar os trabalhos a serem encaminhados ao III Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor)
5) Baixe o documento para autorização do orientador relativo aos trabalhos a serem encaminhados ao III JPJor
6) Com o seu trabalho pronto e formatado, acesse a plataforma para a submissão de trabalhos: http://soac.bce.unb.br/. Em caso de primeiro acesso, será necessário realizar um cadastro (login e senha) no sistema para efetivar a submissão.
Durante o processo de submissão, caso tenha dúvidas, consulte o tutorial e, se ainda necessário, entre em contato com a Diretoria Científica da SBPJor, professora Luciana Mielniczuk, por meio do endereço eletrônico  sbpjor.diretoriacientifica@gmail.com.

(Fonte: SBPJor (www.sbpjor.org.br) / Imagem: reprodução)

15 julho 2013

Seminário de Tese 2013: Doutorandos falam sobre suas pesquisas em outubro


Atividade de avaliação e debate sobre andamento das investigações de Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira (foto) ocorrerá durante encontro do GPJor.


Já estão definidas data e dinâmica de realização do Seminário de Tese da Linha de Pesquisa 2 – Linguagem e Práticas Jornalísticas em 2013. Será no dia 09 de outubro, a partir das 14 horas, em reunião do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor). Quem informa é a professora Dra. Beatriz Marocco, depois da decisão tomada em conjunto com os outros dois professores da LP2 – Dra. Christa Berger e Dr. Ronaldo Henn.

Os doutorandos Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira falarão sobre o andamento de suas pesquisas e terão a oportunidade de colher críticas e sugestões de professores e colegas. Os três estão no segundo ano do curso. São convocados a participar todos os integrantes da LP2.

O Seminário de Tese é uma atividade obrigatória das linhas de pesquisa, conforme o regimento do curso de doutorado do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, e antecede a banca de qualificação. É realizado, normalmente, no segundo ano de doutoramento.

Dinâmica de trabalho - Os trabalhos serão divididos em três segmentos de uma hora cada. O doutorando terá 20 minutos para apresentação da sua pesquisa; os professores, em seguida, poderão ocupar 20 minutos para comentários; e, por fim, a discussão aberta com o grupo ocupará os 20 minutos restantes.

Cada doutorando deve produzir um texto, na forma de artigo científico, em acordo com as normas da ABNT, de aproximadamente 30 mil caracteres, relatando o estágio atual de suas pesquisas e apontando para as próximas etapas. O prazo para encaminhamento do texto por e-mail aos professores e demais integrantes da linha termina no dia 23 de setembro.

As pesquisas

Antonia Costa investiga jornalismo ambiental e seu projeto de tese tem o título provisório A democratização da comunicação e o jornalismo ambiental: estudo da produção dos programas radiofônicos na Rede de Notícias da Amazônia. Ela é orientada pela professora Christa Berger.

Sob o título provisório Jornalismo, política e consolidação da democracia no Brasil, o projeto de Carmen Abreu dedica-se a pensar o tema a partir dos desdobramentos da criação da Comissão da Verdade, que investiga acontecimentos da ditadura militar. Também é orientada por Christa Berger.

Orientado pelo professor Ronaldo Henn, Felipe de Oliveira pesquisa a representação dos movimentos de ocupação global pelo jornalismo. O título provisório do projeto de tese é Movimentos em rede e ocupação do espaço público: limites e possibilidades ante a crise do jornalismo.

---
(Texto: Felipe de Oliveira / Fotos: reprodução do Facebook)