09 setembro 2008

Trabalhos aceitos para SBPJor



A Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor divulgou os aceites do 6º encontro, que acontece na Universidade Metodista de São Paulo, de 19 a 21 de novembro. Três das 13 comunicações coordenadas terão a participação de integrantes do GPJor. Os professores Beatriz Marocco e Ronaldo Henn coordenam as comunicações ‘Foucault e Jornalismo’ e ‘Jornalismo, Epistemologia e Narrativa’, respectivamente, e o doutorando Frederico Tavares integra a comunicação coordenada ‘Jornalismo de Revista e Produção de Sentidos’. A doutoranda Angela Zamin apresenta a comunicação individual “Os textos acadêmicos brasileiros sobre jornalismo internacional e América Latina: análise, tendências e perspectivas”. A listagem completa das comunicações coordenadas você confere aqui e das individuais aqui.
.
Foucault - A coordenada ‘Foucault e Jornalismo’ reúne os trabalhos: “Entrevista jornalística, confissão e as neoconfissões na mídia brasileira”, da professora Beatriz; “Produção jornalística de sexualidades: como a Folha de S. Paulo midiatizou os debates sobre união civil homossexual no Brasil”, de Alexandre Rocha da Silva, também professor do PPGCC/Unisinos; “Sobre Foucault e o jornalismo”, de Daisi Vogel; e “A produção jornalística sob a ótica dos dispositivos disciplinares”, de Mayra Rodrigues Gomes.
.
Narrativa - A comunicação coordenada ‘Jornalismo, Epistemologia e Narrativa’ congrega os artigos: “Do documentário ao jornalismo: acontecimento, tempo e memória em Cabra Marcado para Morrer”, do professor Ronaldo; “A narratividade do discurso jornalístico: a questão do outro”, de Fernando Resende; “Teorias da notícia: impasses para a teoria do jornalismo”, de Gislene Silva e Felipe Simões Ponte; e "Mídias e mediação: discurso jornalístico em narrativas digitais”, de Rosana de Lima Soares.
.
Jornalismo de Revista - "Jornalismo de revista e produção de sentidos”, comunicação coordenada proposta pela professora Marcia Benetti, da UFRGS, acolhe os trabalhos: “O bem viver “revistado”: materialidade, discursividade e prática jornalística”, de Fred Tavares; “Experiência e receituário performativo na mídia impressa”, de José Luiz Aidar Prado; “Jornalismo e vida cotidiana: o comer e o cozinhar contemporâneos nas revistas semanais”, de Marcia Benetti; “Através do Espelho: o acontecimento Isabella na revista Veja, de Paulo Bernardo Ferreira Vaz e Renné Oliveira França; e “Edições Verdes da revista Época: gramáticas ecológicas no jornalismo contemporâneo”, de Reges Schwaab.

(Angela Zamin)

Nenhum comentário: