03 novembro 2008

Eventos têm participação do GPJor

Colóquio e Semana Acadêmica da Filosofia
Unisinos, de 3 a 6 de novembro
O mestrando Felipe Boff apresenta a comunicação ‘Oralidade, escrita e linguagem: ecos platônicos nos estudos da comunicação’ durante o XI Colóquio de Filosofia e III Semana Acadêmica da Filosofia 'Os Gregos e Nós', eventos promidos pelo PPG em Filosofia, curso de Filosofia e Diretório Acadêmico, Unisinos.
.
Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia
Feevale, 4 de novembro
Integram a Mesa Temática História da comunicação midiática – Jornalismo, literatura, educação, memória da imprensa e acervos as mestrandas Camila Cardozo Arócha, com o artigo ‘Duas formas de refletir sobre a crítica da mídia: Bertrand e Braga’ e Marina Lorenzoni Chiapinotto, com ‘O acidente da TAM e os jogos Pan-Americanos: uma questão de valores-notícia em Zero Hora’.
.
Seminário Internacional América Platina
Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço – UFMS, de 5 a 8 de novembro
A doutoranda Ângela Zamin integra e coordena a comunicação coordenada ‘Comunicação e integração’ que reúne dos trabalhos ‘Carta à Betancourt: referência à fronteira e imbricamento dos discursos geopolítico e jornalístico’, de sua autoria; ‘El jaguar y el cóndor: continuidad y cambio en las relaciones bilaterales brasileño-chilenas en los primeros años del siglo XXI’; ‘Televisão e telejornalismo fronteiriço’; e ‘Comunicação e práticas socioculturais fronteiriças: a mídia local de Corumbá (BR)-Puerto Quijaro (BO)’.
.
Simpósio ABCiber
PUC-SP, de 10 a 13 de novembro
Os professores Ronaldo Henn e Suely Fragoso, mais a mestranda Rebeca Recuero, apresentam o trabalho ‘Proposta de uma taxonomia dos lugares online’ durante o II Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, PUC-SP.
.
coMcult e ReVer Flusser
PUC-SP, de 12 a 15 de novembro
A mestranda Marina Lorenzoni Chiapinotto apresenta o trabalho ‘Vôo JJ 3054 da Tam: o espetáculo da dor em fotografias jornalísticas’ durante o 4º Congresso Internacional de Comunicação, Mídia e Cultura – coMcult e o Simpósio Internacional ReVer Flusser, promovidos pelo Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia - CISC/PUC-SP.
.
Regiocom
Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação, Universidade Católica de Pelotas, de 12 a 14 de novembro
A professora Christa Berger participa do painel ‘O papel da academia na comunicação da América Latina’, junto dos professores Giovandro Marcus Ferreira, da UFBA; Maria Immacolata Vassalo de Lopes, ECA/USP; Eliseo Verón, Ciseco-Argentina; e Antonio Fausto Neto, também do PPG. Outra professora do programa, Suely Fragoso integra o painel ‘Políticas sociais e espaços virtuais no Mercosul’, junto com Guillermo Mastrini , da Argentina; Érick Torrico, da Bolívia; Aníbal Pozzo, do Paraguai; e Juremir Machado da Silva, da PUCRS.

Entre os integrante do GPJor, participam do Regiocom os alunos: Ângela Zamin (Jornalismo, rádio comunitário e espaço local: especificidades e imbricamentos na fala sobre a fronteira); Camila Árocha (Duas formas de refletir sobre a crítica da mídia: Bertrand e Braga); Daniel Barbosa Cassol (Representações do popular no jornal Brasil de Fato); Maria Joana Chaise, (Jornalismo e objetividade: uma conjunção (im)possível?) e Vera Martins (Mulheres agricultoras: práticas e discursos de resistência).
.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e Universidade Metodista de São Paulo, de 19 a 21 de novembro
A professora Beatriz Marocco apresenta o trabalho ‘Entrevista jornalística, confissão e as neoconfissões na mídia brasileira’ que compõe a comunicação coordenada ‘Foucault e Jornalismo’. O professor Ronaldo Henn apresenta o artigo ‘Do documentário ao jornalismo: acontecimento, tempo e memória em Cabra Marcado para Morrer’, na coordenada ‘Jornalismo, Epistemologia e Narrativa’. O doutorando Frederico Tavares apresenta o artigo ‘O bem viver “revistado”: materialidade, discursividade e prática jornalística’, na comunicação coordenada 'Jornalismo de revista e produção de sentidos’ e a doutoranda Angela Zamin apresenta a comunicação individual ‘Os textos acadêmicos brasileiros sobre jornalismo internacional e América Latina: análise, tendências e perspectivas’.
.
Seminário Pró-Conferência Nacional de Comunicação
Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, 22 de novembro
A professora Christa Berger participa da Mesa ‘Conteúdo Cidadão’, junto de Roseli Gofmann, CFP; Antonio Hohlfeldt, Intercom; e Ricardo Moretzsohn, Campanha contra a baixaria na TV. Também o professor Valério Brittos, do PPG, participa do evento e integra a Mesa ‘Convergência’.
.
Palestra sobre fotografia
Faculdades Integradas de Lages, 27 de novembro
A mestranda Marina Lorenzoni Chiapinotto será palestrante, no dia 27 de novembro, em programação do curso de História e de Fotografia das Faculdades Integradas de Lages – Facvest, em Lajes, Santa Catarina. Marina falará sobre ‘Fotografia documental: história, estética e memória’.
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: