16 novembro 2008

Integração que gera conhecimento


Qual o papel da academia na comunicação da América Latina? A questão foi tema de debate entre os participantes do XIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, o Regiocom, na manhã de encerramento do congresso, 14 de novembro. Entre os palestrantes, dois professores integrantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, Christa Berger e Antônio Fausto Neto.
A coordenadora do PPG e integrante do GPJor apresentou a transformação dos processos institucionalizados de pesquisa nas últimas décadas tendo como premissa a formação de pesquisadores críticos. Citando exemplos de instituições, centros e profissionais engajados, ela destacou o desafio para o campo da comunicação em exercer a vocação da crítica em um mundo em que não há lugar reconhecido para o discurso do intelectual.
Já o professor Antônio Fausto Neto apresentou a Rede Prosul, programa de cooperação entre universidades da América do Sul à qual estão vinculadas, além da Unisinos, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Nacional de Rosário, a Universidade Católica do Uruguai e a Universidade Nacional da Colômbia, através dos seus programas de pesquisas e de ensino na área de comunicação. A rede, que conta com apoio do CNPq, atua desde 2005 e pela interlocução que proporciona tornou possível diversos avanços para a reflexão dos processos midiáticos.
O pesquisador argentino Eliseo Verón também participou da mesa apresentando a proposta do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação, o Ciseco, primeiro núcleo da América Latina voltado para o pensamento independente da comunicação e que conta com a coordenação do professor da Unisinos, Antônio Fausto Neto.

(Maria Joana Chaise)


Nenhum comentário: