07 dezembro 2008

Sobre a experiência do seminário de dissertação


O Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo - GPJor encerrou os encontros deste ano com a atividade de apresentação e debate do atual estágio dos projetos e pesquisas dos alunos de mestrado, das turmas 2007 e 2008. Chamada de 'seminário de dissertação' a atividade foi proposta e organizada pelos próprios alunos que integram o Grupo. A seguir, uma síntese das pesquisas apresentadas e a avaliação da atividade.
.
"Três palavras podem resumir o Seminário de Dissertação, que foi um dos momentos mais marcantes nas atividades do GPJor em 2008: processo, acolhida e desafio. A primeira palavra, processo, refere-se ao momento da escrita dos textos, exercício individual que nos ajudou na organização dos conhecimentos acumulados nestes dois semestres de mestrado, na visualização dos projetos no seu conjunto, e na percepção dos pontos que reclamam mais leituras e reflexões. Refere-se ainda a elaboração de uma fala clara e objetiva que desse conta de dar a conhecer nossos objetos de pesquisa. A segunda palavra, acolhida, nomeia a atitude de professores e colegas na escuta atenciosa de nossas apresentações e a preocupação de todos e todas em contribuir com o grupo. E, o desafio, é o que nos acompanhará nos proximos meses quando da elaboração dos textos para qualificação. Neste tempo conviveremos com os estudos e com as situações de incertezas e ambigüidades inerentes ao processo da construção do conhecimento. Bom trabalhos para nós!" - Vera Martins.
.
“Legal ter compartilhado, trocado. Além da possibilidade de aprender uns com os outros, isso só veio a acrescentar. Saio com uma bagagem muito grande a partir dos objetos de cada um” – Ana Claudia Melo.
.
“Momento para parar, refletir e tomar um fôlego” – Marina Chiapinotto.

"Foi uma ótima experiência para tomarmos conhecimento do atual estágio de desenvolvimento das pesquisas dos nossos colegas, testar a nossa capacidade de argüição sobre outros textos e ampliar os horizontes das nossas próprias pesquisas através das considerações feitas pelos integrantes do GPJor. Estas outras perspectivas provindas ‘de fora’ trouxeram novos olhares sobre os nossos objetos de estudo e acredito que cada um de nós tenha saído com o seu tema um pouco mais enriquecido. Todos estão de parabéns!" - Grace Azambuja.

"Já ouvi diversas vezes que a tarefa do pesquisador é um ato solitário, o que me soa um tanto angustiante. Poder compartilhar nosso caminho como pesquisadores iniciantes que somos dá um alento e nos oferece um novo fôlego, como diz a Marina, para prosseguirmos na tarefa do preparo da qualificação e da própria dissertação. Foi bastante interessante e mostrou que o trabalho do grupo, em grupo, faz diferença!" - Maria Joana Chaise
.
* fotos: Angela Zamin

3 comentários:

GPJor - Estudos em Jornalismo disse...

Sem dúvida, uma tarde e uma manhã de puro "privilégio investigativo"...
(Fred Tavares)

Daniel Cassol disse...

Também vou fazer minha breve avaliação aqui nos comentários.

Primeiro, que foi um encontro extremamente positivo: com a apresentação dos trabalhos e o diálogo franco, vamos aprimorando e aprofundando nossa pesquisa.

Outro aspecto é que o nosso grupo começa a atuar, de fato, como grupo. É importante planejarmos o ano que vem, para seguirmos atuando coletivamente, o que qualifica a linha de pesquisa e o próprio programa.

Talvez seja o caso, também, de irmos nos abrindo para fora do curso, tentando cada vez mais expor nossas pesquisas em outros espaços.

Bom fim de ano a todos e todas.

Fred Tavares disse...

Daniel, gostei da fala. Acho que é por aí mesmo!