24 agosto 2009

GPJor no Intercom

As professoras Christa Berger e Beatriz Marocco junto com as mestrandas Grace Kelly Bender Azambuja e Maria Joana Chaise, todas integrantes do GPJor, estarão presentes no XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom.
Christa e Beatriz serão painelistas, sendo que a segunda, assim como as alunas, também apresentará trabalho. O evento acontecerá em Curitiba de 4 a 7 de setembro com o tema “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”.
Confira os painéis e trabalhos que serão apresentados pelas colegas:
.
Painéis
Tema: Comunicação, educação e cultura na era digital
Painel – 50 anos de CIESPAL: Contribuições para a Comunicação, Educação e a Cultura na América Latina
Mediador: Eduardo Meditsch (UFSC)
Palestrantes: José Marques de Melo (Umesp/Intercom), Raquel Paiva (UFRJ) e Christa Berger (Unisinos)
.
Painel: A Decisão do STF sobre o Diploma, o Futuro da Profissão e a Consolidação da Teoria do Jornalismo
GP Teoria do Jornalismo
Coordenador: Felipe Pena de Oliveira (UFF)
Palestrantes: Luiz Gonzaga Motta (UnB), Zelia Leal Adghirni (UnB), Carlos Eduardo Franciscato (UFS) e Beatriz Alcaraz Marocco (Unisinos)
.
Apresentação de Trabalhos
O cotidiano dos negros no exterior dos jornais de Porto Alegre, sinais de fotojornalismo no século XIX
Beatriz Alcaraz Marocco (Unisinos)
GP Fotografia - Sessão Fotojornalismo
Existe uma coleção de fotografias que ocupa a contracorrente do discurso jornalístico sobre o cotidiano dos negros que viviam em Porto Alegre. As cenas organizadas pelos Irmãos Ferrari, Virgílio Calegari e Lunara, entre o final do século XIX e meados do século XX, evidenciam elementos de pobreza e “liberdade aparente” (FERNANDES, 1978): o traje descomposto e gasto, os pés descalços, o trabalho infantil ambulante e o ambiente doméstico em lugares sem urbanização. Nos jornais, os negros são associados à vagabundagem e localizados em “lugares malditos” (PESAVENTO, 1998, 1999; MAUCH, 1994; VARGAS, 1994; MAROCCO, 2004; HOHLFELDT, 2006). Há um ponto de tensão formado entre o que era dito e essas fotografias que produz um jogo de visibilidade/invisibilidade de onde se pode fazer emergir certa descontinuidade no arquivo fotográfico da época, voltado às paisagens e retratos da burguesia.
.
Novas Dinâmicas Emergentes nos Espaços Públicos
Grace Kelly Bender Azambuja (Unisinos)
GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas - Sessão Mídias Digitais e TVD
Importante instrumento no registro de material inusitado e também jornalístico, os celulares inauguram a possibilidade de manter o contato visual perpétuo (Kondor, 2007). Até então, desde simples flagras do cotidiano até os atentados aos metrôs londrinos seriam de difícil captura in loquo. Casos mais recentes como o conflito na Faixa de Gaza e os protestos no Irã também não teriam a visibilidade global alcançada se não fosse a constante participação dos ‘Repórteres de Ocasião’ (Rebelo, 2006), com o envio de material informativo direto para a rede. Com a crescente popularização destes dispositivos tecnológicos e a transmissão através das redes telemáticas móveis, urge a necessidade de se pensar as dinâmicas que emergem entre a grande mídia e os sujeitos em relação aos espaços públicos na sociedade contemporânea.
.
Para pensar a participação do público nos webjornais de referência
Maria Joana Chiodelli Chaise (Unisinos)
GP Cibercultura - Sessão Jornalismo na Web 2.0
Novas relações entre os sujeitos e as mídias estão surgindo a partir da emergência das tecnologias de informação e comunicação. Ao mesmo tempo em que se configura a passagem de uma comunicação centralizada e unidirecional para um cenário de maior abertura de publicação, autonomia do usuário e circulação de informação, atores e conteúdos diferenciados ganham forma. Este artigo busca refletir acerca destas alterações, especificamente as identificadas nos webjornais de referência, partindo da apresentação deste novo leitor e do contexto de transformações que propiciam sua emergência em direção a uma problematização do conceito de jornalismo cidadão.
.
(Aline Weschenfelder)

Nenhum comentário: