16 setembro 2009

Jornalismo em terras espanholas

Um dos desafios de cumprir um estágio sanduíche no exterior é saber lidar com duas questões investigativas: uma teórica e outra empírica. A primeira, geralmente, "domamos" com mais facilidade. As visitas às bibliotecas, as conversas com os professores e colegas vão facilitando isso. Já a segunda apresenta algumas dificuldades. Pelo estranhamento com a realidade jornalística, talvez. Há um jornalismo que se toma por "canônico", é verdade. Mas este possui, sempre, pormenores culturais.
Estou na Espanha para estudar jornalismo de revista. E este universo, ao mesmo tempo muito parecido com o nosso, brasileiro, é muito diferente. A começar pelo meu objeto em específico. Uma revista sobre qualidade de vida. Toda ela. Isso não existe por aqui. Por isso, o "reto" de mapear esse cenário para buscar referências vai assumindo outras características e processos.
É quando você passa, então, a cruzar as duas questões: a teoria e a empiria. Levar a "sua" pergunta de pesquisa para os objetos que existem "fora dela" e depois fazer o movimento contrário.
Em um universo acadêmico e jornalístico tão rico, que eu ainda estou a descobrir, algumas luzes começam a trazer o esclarecimento.
É o desafio para os próximos meses (até março) e o resultado dos primeiros (estou aqui desde agosto).


Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, España
.
(Fred Tavares)

Um comentário:

Weslley disse...

Olá pessoal,parabéns pelo blog.
Sou acadêmico de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG) e estou realizando pesquisa sobre conselho de leitores, para a implementação em um jornal comunitário. Gostaria muito de ter acesso ao trabalho da Camila Arocha: “De leitores a conselheiros - estudo de caso: o Conselho do Leitor do jornal Zero Hora".
Está disponível na rede?
Ou poderia me enviar?
Desde já agradeço.

Meu e-mail é: weslleydl@gmail.com

abç