Docentes e discentes integrantes do GPJor participaram de 14 a 17 de junho do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós 2011, realizado na UFRGS. O professor Ronaldo Henn coordenou o GT Estudos de Jornalismo, que debateu a produção, a linguagem e o discurso jornalístico. Já a doutoranda Marcia Veiga (PPGCOM/UFRGS), integrante do Grupo, apresentou o trabalhando “Tecendo valores sociais hegemônicos na produção noticiosa: as imbricações do jornalismo na cultura e na reprodução de desigualdades e estereótipos”, produzido em co-autoria com a professora Virginia Fonseca, da UFRGS.
Os discentes participaram, também, do seminário internacional “Jornalismo, Comunicação e Política”, ministrado pelo professor Michael Schudson, da Columbia University.
.
Tecendo valores sociais hegemônicos na produção noticiosa: as imbricações do jornalismo na cultura e na reprodução de desigualdades e estereótipos, por Marcia Veiga (UFRGS e GPJor) e Virginia Fonseca (UFRGS)
Resumo: Neste artigo, discutimos dados de pesquisa realizada com objetivo de compreender a participação do jornalismo na cultura, em especial na formação de valores, investigando as pistas de como alguns estereótipos e desigualdades se constituem ou se transformam através dos discursos noticiosos. Inspirada no método etnográfico, a investigação se deu no acompanhamento da produção de notícias, durante onze semanas, junto a um dos programas jornalísticos da RBS TV, emissora pertencente ao Grupo RBS, maior conglomerado de comunicação do estado do Rio Grande do Sul. Acompanhando o cotidiano dos jornalistas, com foco nas relações entre eles e nas rotinas produtivas das notícias, concluímos que a heteronormatividade servia como o padrão normativo que orientava os valores pessoais e profissionais dos jornalistas, resultando em discursos noticiosos crivados de valores sociais hegemônicos que resultam na produção de hierarquias e desigualdades a partir de alguns marcadores sociais.
.
(Angela Zamin)
20 junho 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário