Integrantes do GPJor participam de 12 a 14 de setembro do IV SIPECOM – Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Na ocasião, o mestrando Felipe Viero apresentará o trabalho “As velhices de Veja em dois momentos de sua história: os sentidos de diferentes discursos”; já as doutorandas Aline Dalmolin e Angela Zamin irão apresentar, respectivamente, os artigos “O discurso da imprensa católica sobre aborto nos anos 1980: uma cruzada em defesa do direito à vida” e “Entre atualidade e recorrência: El Tiempo e a produção de um acontecimento de longa duração”, respectivamente. Os trabalhos serão apresentados no GT Estudos de Produção Jornalística..
.
Entre atualidade e recorrência: El Tiempo e a produção de um acontecimento de longa duração, por Angela Zamin (Unisinos)
Resumo: O presente texto apresenta um exercício de análise da produção de um acontecimento de longa duração que, por sua presença no tempo, permite observar a atualidade e a recorrência. Trata-se da crise diplomática entre Colômbia e Equador, desencadeada em 1º de março de 2008, a partir da incursão militar colombiana em território equatoriano, aqui analisada por duas perspectivas complementares: a de dar a ver o tempo histórico, deixando emergir campos problemáticos; e a de retornar pelos quadros de sentidos propostos pela miríade de acontecimentos que se sucede em uma temporalidade alargada. Sem deixar de considerar as possíveis ‘leituras’ deste acontecimento – o conflito dentro do conflito e a instauração de um novo conflito – examino o que foi produzido pelo jornal de referência El Tiempo, diário colombiano, no período de março de 2008 a março de 2010.
.
As velhices de Veja em dois momentos de sua história: os sentidos de diferentes discursos, por Felipe Viero (Unisinos)
Resumo: O objetivo desse trabalho é perceber quais sentidos são discursivamente movimentados e construídos por Veja sobre a velhice, em dois momentos de sua trajetória. O corpus de análise corresponde às produções textuais jornalísticas que abordaram a temática, como um de seus pontos centrais, nos anos de 1969 e 1970 e, mais contemporaneamente, 2009. A Análise de Discurso francesa (AD) constitui-se como a base teórica central, a qual é relacionada ao conceito de Semiosfera, proposto por Lotman. Em linhas gerais, foram percebidas disputas ideológicas que salientam discursos que se consolidam em diferentes frentes, constituindo diferentes velhices, nesses períodos distintos. Esse trabalho representa um primeiro movimento de ampliação de uma pesquisa iniciada ainda na graduação e que resultará em minha dissertação de mestrado.
.
(Angela Zamin)
07 setembro 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário