28 novembro 2011

Novo volume de Jornalismo e Acontecimento

O livro Jornalismo e acontecimento: percursos metodológicos (Insular, 2011), lançado em novembro, é o segundo produzido no âmbito do convênio de cooperação Procad/CAPES que reúne os programas de pós-graduação em Comunicação da UNISINOS, UFMG, UFRGS e UFSC, por meio do projeto “Tecer: jornalismo e acontecimento”.  O primeiro volume – Jornalismo e acontecimento: mapeamentos críticos (Insular, 2010) – abordou o conceito de acontecimento em perspectiva multidisciplinar para formar uma epistemologia do acontecimento jornalístico. Tratou as teorias sobre a temática do acontecimento, trazendo-as para a reflexão no interior das teorias do jornalismo.
 O segundo volume apresenta um conjunto de percursos metodológicos, refletindo  sobre metodologias de pesquisa. O livro está organizado em duas partes: Proposições críticas, que reúne artigos sobre perspectivas metodológicas; e Acontecimentos em cena, com textos que permitem um contato com implicações, desdobramentos e modos de investigações específicas que derivam da complexa e instigante inter-relação entre jornalismo e acontecimento.
Do GPJor participam do segundo volume de Jornalismo e Acontecimento os professores Beatriz Marocco (As mortes e a morte no jornal. As aparições da morte em ZH), Christa Berger (Trajetória de vida e acontecimento: Simonal na ditadura) e Ronaldo Henn (Acontecimento em rede: crises e processos), além da doutoranda Karine Moura Vieira em artigo em co-autoria com a professora Virginia Pradelina da Silveira Fonseca, da UFRGS (O acontecimento em processo: a Crítica Genética no estudo da biografia).
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: