27 fevereiro 2009

10. A formação dos jornalistas





O desenvolvimento de um jornalismo público, com atuação voltada às questões que envolvem o cidadão, passa, também, pela formação dos profissionais de jornalismo. Pesquisadores ouvidos no último programa da Série Jornalismo Público apontam caminhos e escolhem o trabalho com a interatividade e a cidadania como pontos importantes para o exercício de um jornalismo público.
Para o professor Luiz Martins da Silva, da Universidade de Brasília, o currículo das faculdades deve expressar as demandas sociais. Da mesma forma pensa o jornalista James Görgen. Na avaliação da diretora de jornalismo da TV Brasil, Helena Chagas, a formação para um jornalismo cidadão pede a incorporação da interatividade. Segundo ela, a internet é a mais nova e potencial forma para interação. “Você começa a ter um processo interessante na Internet. Você começa a ter muita gente produzindo conteúdo. Você começa ter uma interatividade muito maior”, acrescenta Helena Chagas.
O professor Eugênio Bucci faz a ressalva de que a participação pretendida não se encerra apenas com a sugestão de pautas e temáticas. A efetiva contribuição da sociedade para a construção de um jornalismo público passa, no entendimento de Bucci, pela participação social em todo o processo jornalístico.

Para ouvir o último programa da Série Jornalismo Público, clique no player acima. Para baixá-lo, aqui.

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