31 agosto 2011

GPJor no Intercom

O professor Ronaldo Henn e o mestrando Felipe Moura de Oliveira, integrantes do GPJor, participarão da Sessão Semiótica e Jornalismo, do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece de 2 a 6 de setembro na Universidade Católica do Recife, quando apresentarão, respectivamente, os trabalhos “Acontecimento jornalístico e redes sociais: novas semioses no webjornalismo” e “Rural e urbano: o signo/notícia sobre o MST”. O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
.
Rural e urbano: o signo/notícia sobre o MST, por Felipe Moura de Oliveira (Unisinos)
Resumo: O trabalho propõe uma reflexão acerca da representação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na mídia hegemônica brasileira. Uma visada teórica inspirada na semiótica de Peirce para uma análise que se aproxima, também, de Canclini (1997) em Culturas híbridas, poderes oblíquos. A pretenção é a de contribuir para a compreensão dos signos que representam o MST a partir de sua construção pelo jornalismo. Considera-se a notícia como signo que se constitui por lógicas diversas e que alimenta complexos processos de semiose. Trata-se de um exercício de análise e reflexão que se apóia em extratos do empírico para destacar a necessidade de novas abordagens, para além da caracterização atual dos sem-terra a partir de uma só matriz: rural ou urbano.
.
Acontecimento jornalístico e redes sociais: novas semioses no webjornalismo, por Ronaldo Henn (Unisinos)
Resumo: O artigo aborda primeiros movimentos de pesquisa que investiga lógicas de um tipo de acontecimento específico, cuja emergência se dá no âmbito das redes sociais. Com foco em ocorrências que envolvam preconceitos como xenofobia, homofobia e outros, a investigação, centrada no twitter, analisa as manifestações que, ao liderarem os trends topics, produzam noticiário nos principais portais de notícias. Busca-se desenhar uma cartografia destes acontecimentos, a partir do conceito de semiose de C. S. Peirce, que permita que se entenda tanto a sua natureza como as possibilidades de sentido. Parte-se do pressuposto de que já existam acontecimentos que atendem às dinâmicas da web em convergência com outras ferramentas e plataformas.

.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: