19 outubro 2011

Definida programação da SBPJor

A SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo divulgou a ordem de apresentação das comunicações livres e coordenadas do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, que acontece de 3 a 5 de novembro, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). O GPJor – Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (PPGCC/Unisinos) teve dez trabalhos aprovados, entre docentes e discentes. A distribuição das sessões com trabalhos dos membros do Grupo é a que segue:
.
Comunicação Coordenada
Na sexta-feira, dia 4 de novembro, das 14h30 às 18h30, os professores Ronaldo Henn e Beatriz Marocco apresentarão os trabalhos "Morte, acontecimento e redes sociais: das raízes da cultura à Amy Winehouse" e "Fragmentos de vidas exemplares", respectivamente, na comunicação coordenada "A morte como acontecimento jornalístico: possibilidades metodológicas", coordenada por Henn (Sala 111). Integram a sessão os trabalhos: "Aproximações ao trágico cotidiano: um ensaio metodológico", de Bruno Souza Leal, Elton Antunes e Paulo Bernardo Vaz (UFMG); "Morte e narrativa", de Daisi I Vogel (UFSC); e "Morte, acontecimento noticioso primordial", de Gislene Silva (UFSC). A sessão coordenada é resultado do projeto Tecer-Procad desenvolvido entre a Unisinos, a UFSC, a UFMG e a UFRGS.
.
Comunicações Livres
Também na sexta-feira, dia 4, das de 11h10 às 13 h, o mestrando Felipe Moura de Oliveira apresentará, na Comunicação Livre 06 (Sala 108), o trabalho "Acontecimento jornalístico: a reforma agrária como campo problemático e objeto semiótico". As mestrandas Alciane Nolibos Baccin e Kellen Mendes Höehr apresentarão, respectivamente, os trabalhos "Mídias sociais e critérios de noticiabilidade na construção do Acontecimento Jornalístico Geisy Arruda – Uniban" e "O atropelamento dos ciclistas em Porto Alegre: da cobertura midiática aos colaboradores" na CL 10 (Sala 101).
No sábado, dia 5, das de 11h10 às 13 h, quatro sessões de Comunicações Livres receberão integrantes do GPJor. A doutoranda Aline Dalmolin apresentará o trabalho "O grito silencioso: revistas católicas e discurso sobre aborto" na CL 15 (Sala 111). Na CL 16 (Sala 141) a doutoranda Karine Moura Vieira apresentará o artigo "Aventura da história de vida: o desafio de biografar no jornalismo". A CL 18 (Sala 113) receberá o mestrando Giovanni Rocha, com "Explorações sobre as práticas de correspondentes internacionais e enviados especiais", e a doutoranda Angela Zamin, com "Rede informativa e a editoria de internacional: meios de comunicação como fontes em O Estado de S. Paulo". A doutoranda Marcia Veiga (UFRGS) apresentará o trabalho "Gênero: um ingrediente distintivo nas rotinas produtivas do jornalismo" na CL 20 (Laboratório de Rádio – COM).
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: