28 outubro 2011

Jornalista, entrevistado e entrevistador

“Jornalista, entrevistado e entrevistador” é um dos temas que será abordado durante o 4° Seminário Aberto de Jornalismo, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, na Unisinos São Leopoldo, das 9h às 17h. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo – GPJor (PPGCC/Unisinos), o evento visa a debater a entrevista enquanto método, técnica e possibilidade de diálogo, a partir de questões desencadeadas pela pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, coordenada pela professora Beatriz Marocco.
A mesa  “Jornalista, entrevistado e entrevistador” terá como palestrantes os jornalistas Eduardo Veras e Luiz Cláudio Cunha e os professores Fábio Pereira, da Universidade de Brasília (UNB), e Isabel Travancas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação será realizada pela professora Christa Berger.
.
As inscrições para o evento, gratuitas e limitadas, seguem até 18 de novembro e podem ser feitas aqui.
.
Mais informações sobre o Seminário Aberto de Jornalismo, aqui.
.
Saiba mais sobre os palestrantes:
• Eduardo Veras - professor, jornalista, crítico de arte e curador independente. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa sobre desdobramentos da arte conceitual na arte contemporânea; é mestre pela mesma instituição, com dissertação sobre o uso de entrevistas em estudos sobre o processo de criação artística. Leciona nos cursos de Realização Audiovisual e de Comunicação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Bacharel em Jornalismo pela UFRGS, trabalhou no Segundo Caderno do jornal Zero Hora entre 1993 e 2010. Entre 1999 e 2007, editou o caderno Cultura do mesmo jornal. Em 1997, conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo (Região Sul) pela série de reportagens “No limiar da civilização”, escrita em parceria com Itamar Melo. É curador das exposições “Palavra figurada” (Espaço Cultural da ESPM, 2007), “Francisco Stockinger: O combate silencioso” (Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, 2008) e “A linha incontornável: desenhos de Iberê Camargo” (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2011). É membro do conselho consultivo da Fundação Vera Chaves Barcellos. 


• Fábio Henrique Pereira - Jornalista, mestre e doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche) na Université de Rennes 1 (França). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB). Autor de “Jornalistas-intelectuais no Brasil” (Summus, 2011).


• Isabel Travancas - Jornalista, mestre em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). Atualmente é professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre imprensa e literatura na interface comunicação-antropologia. É autora, entre outros, de “O mundo dos jornalistas”(Summus Editorial, 1993), “O livro no jornal” (Ateliê Editorial, 2001) e  ”Juventude e televisão” (Ed. FGV, 2007).


• Luiz Cláudio Cunha - Jornalista.  Trabalhou nos principais órgãos de imprensa do país: os jornais O Estado de S.Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Zero Hora e Diário do Comércio e Indústria (DCI); as revistas Veja, Isto É,  Afinal e Playboy; e também na Rede Globo. Foi sócio-fundador e vice-presidente da Cooperativa de Jornalistas de Porto Alegre e colunista de seu mensário Coojornal. É autor de “Operação Condor: o sequestro dos uruguaios” (L&PM, 2008) e de “Assim morreu Tancredo” (L&PM, 1985), este uma longa entrevista com Antônio Britto, porta-voz do presidente Tancredo Neves. É detentor de vários prêmios de jornalismo, entre eles o prêmio principal do Esso (1979). É “Notório Saber em Jornalismo” pela Universidade de Brasília.


(Angela Zamin)

Nenhum comentário: