04 novembro 2011

Sujeitos da entrevista: diálogo, relação de poder

A professora Daisi Vogel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a diretora e produtora audiovisual Liliana Sulzbach, a psicanalista e documentarista Miriam Chnaiderman e o jornalista e escritor Rafael Guimaraens participarão da mesa “Sujeitos da entrevista: diálogo, relação de poder”, a ser coordenada pela professora Suzana Kilpp, do PPGCC/Unisinos. A atividade integra a programação do 4º Seminário Aberto de Jornalismo, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 17h, na Unisinos São Leopoldo.
Tendo como tema central “A entrevista – nas práticas e nos estudos em jornalismo”, a atividade é uma promoção do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo – GPJor (PPGCC/Unisinos), a partir da pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, coordenada pela professora Beatriz Marocco.
.
As inscrições para o evento seguem até o dia 18 deste mês e podem ser feitas aqui.
.
Mais informações sobre o Seminário Aberto de Jornalismo, aqui.
.
Saiba mais sobre os palestrantes:
• Daisi Vogel - Jornalista, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa está voltada às relações jornalismo e literatura, ao jornalismo cultural e à revista ilustrada. Autora de “Borges e a entrevista” (Insular, 2008).



• Liliana Sulzbach - Jornalista e mestre em Ciência Política, diretora e produtora audiovisual desde 1992. Entre outros, realizou os filmes  "A Invenção da Infância", "O Cárcere e a Rua" e os inéditos "A Cidade" e "Sonho de
Guri".
.
• Miriam Chnaiderman - Psicanalista, ligada ao Departamento de Psicanálise do Sédes Sapientiae. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Ensaísta e escritora, tem dois livros publicados: “O hiato convexo: literatura e psicanálise” (Brasiliense) e “Ensaios de Psicanálise e Semiótica” (Escuta). É diretora dos curtas documentário: “Dizem que sou louco” (1994), “Artesãos da Morte”(2001), “Gilete Azul”(2003), “Isso, aquilo e aquilo outro”(2004), “Você faz a diferença (2005) , “Passeios no Recanto Silvestre”(2006), “Afirmando a vida” (2009), “M’boi Mirim, Dos ïndios, das Águas, dos Sonhos”(2009). Realizou os médias-metragens, “Procura-se Janaína” (2007) e “Sobreviventes”(2008).
.
• Rafael Guimaraens - Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Foi repórter, editor e secretario de redação do Coojornal, da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. No jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil, atuou como editor de política. É autor de O Livrão e o Jornalzinho (infantil, 1997), Pôrto Alegre Agôsto 61 (2001), Trem de Volta – Teatro de Equipe (com Mario de Almeida, 2003), Tragédia da Rua da Praia(2005), Teatro de Arena – Palco de Resistência (2007), Abaixo a repressão! (com Ivanir José Bortot, 2008) e A Enchente de 41 (2009). Editou os livros Legalidade, 25 Anos (1986), Dispersos, de Eduardo Guimaraens (2002), que recebeu o Prêmio Açorianos de Poesia, e Morcego em Paris, de Carlos Rafael Guimaraens (2007). Também atua no mercado áudio-visual como roteirista.
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: