12 novembro 2012

Membros do GPJor participam do 10º Encontro de Pesquisadores em Jornalismo

Evento organizado pela SBPJor ocorreu na PUCPR, em Curitiba, entre 08 e 10 de novembro.


A participação do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) no 10ºEncontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo foi significativa. Sete integrantes apresentaram artigos e o grupo esteve representado com um trabalho no II Encontro de Jovens Pesquisadores. E mais: a professora Dra. Beatriz Marocco foi uma das palestrantes.

O GPJor também se destacou no Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Frederico Tavares venceu na categoria tese de doutorado, cuja orientação foi da professora Dra. Christa Berger, e a mestranda Carina Mersoni na categoria iniciação científica, pelo trabalho de conclusão de curso orientado pela professora Beatriz Sallet, também membra do grupo e doutoranda.

A professora Beatriz Marocco (foto abaixo) participou do Painel 2, sob o título “Configurações e perspectivas da pesquisa em jornalismo no Brasil em diálogo com os estudos latinoamericanos em jornalismo”, ao lado dos professores Dr. Luiz Gonzaga Motta, da Universidade de Brasília (UnB), e Dr. Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os eventos são organizados pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e ocorreram em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), entre  08 e 10 de novembro, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).


Resumos

- 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

A construção do acontecimento jornalístico na era da convergência das mídias
Alciane Nolibos Baccin

O presente artigo faz uma reflexão sobre os avanços das tecnologias digitais, da participação dos usuários na configuração do acontecimento jornalístico e a emergência de uma cultura mais inclusiva na seleção, produção e circulação dos acontecimentos jornalísticos. Na construção dos acontecimentos jornalísticos estão presentes questões internas (critérios de noticiabilidade) e externas (tecnologia e participação do público) que ajudam a configurar esses acontecimentos. Com base nessas questões são analisados dois exemplos veiculados nos portais G1 e Terra sobre o Acontecimento Geisy Arruda – Uniban. Este artigo é parte da dissertação da autora.

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Jornalismo na América Latina: um acontecimento, três jornais
Angela Zamin

O artigo faz trabalhar um acontecimento jornalístico a partir de três jornais latino-americanos, o brasileiro O Estado de S. Paulo, o colombiano El Tiempo e o equatoriano El Comercio, e se dedica a analisar os processos de produção que dão conta de sua materialidade jornalística. Trata-se do Angostura, crise colombo-equatoriana desencadeada a partir do ataque do Exército colombiano a um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em território equatoriano em 2008. Considera um arquivo de textos de março de 2008 a agosto de 2009.

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A Comissão da Verdade e o compromisso do jornalismo com o resgate da história do Brasil
Carmen Abreu

Neste texto busca-se apresentar uma breve análise da cobertura dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo sobre a instalação da Comissão Nacional da Verdade, em maio de 2012. A partir de pressupostos da Análise de Discurso (AD) observa-se que as manchetes destes jornais reforçam a dificuldade que a imprensa brasileira, em geral, ainda tem em enfrentar o tema da ditadura. Considera-se a cerimônia de instalação como um acontecimento histórico e jornalístico atual, situado em um campo problemático constituído (QUERÉ), a ditadura militar no Brasil, e que ao mesmo tempo em que está impregnado de passado carrega uma expectativa de futuro.

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O Dia do Trabalhador do Jornal Nacional:  Reflexões sobre jornalismo e construção social da realidade
Felipe de Oliveira

O artigo propõe uma reflexão sobre jornalismo e construção social da realidade a partir da análise da representação dos acontecimentos suscitados pelo Dia do Trabalhador (1º de Maio) no Jornal Nacional, da TV Globo, em 2012. Inspirado na semiótica de C.S. Peirce, discute um lugar epistêmico no âmbito da linguagem para o estudo do jornalismo como forma de conhecimento; advoga sua capacidade mediadora entre a realidade caótica dos acontecimentos e a realidade socialmente construída. O exercício apoia-se em aportes produzidos por pesquisa de mestrado empreendida no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos (RS) na tentativa de compreender as condições em que se desenrola o processo de produção de sentido do qual o jornalismo é um dos protagonistas; seus limites e possibilidades.

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Revista Veja e velhice: Um exercício de análise a partir de oito reportagens
Felipe Viero Machado; Christa Berger

Este artigo, feito com base em nossa pesquisa de mestrado que esta em desenvolvimento, possui como objetivo central perceber quais sentidos são movimentados e construídos pela revista semanal Veja, sobre a velhice, ao longo de seus mais de quarenta anos de prática jornalística. Toma, então, como corpus, oito reportagens de diferentes períodos e como aporte teórico e metodológico a Análise de Discurso francesa (AD). Tendo em vista as cinco Formações Discursivas encontradas, de modo geral, permite que seja visualizada uma mudança no tange a velhice das primeiras décadas, então uma questão pública e pertinente, para uma outra velhice, ou então uma não-velhice, em que o que mais importa é o combate aos sinais do tempo e o mascaramento de uma condição que é indesejada.

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Da transversalidade à circulação: a função-autor do jornalista na rearticulação do biográfico na contemporaneidade
Karine Moura Vieira

O presente trabalho propõe uma reflexão exploratória sobre a rearticulação do biográfico como um zona transversalidade de saberes, na perspectiva do conceito de circulação (FAUSTO, 2010), tendo em vista os processos de midiatização na contemporaneidade. Nesse quadro, observa-se o deslocamento do jornalista na condição de autor dentro dessa nova ambiência. Para tanto, discute-se as noções de episteme biográfica (VIEIRA, 2012) e espaço biográfico (ARFUCH, 2010), função-autor (FOUCAULT, 2001), os processos de midiatização e o atravessamento de campos de saberes na biografia.

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Refletindo sobre o conhecimento normatizador do jornalismo a partir da formação do jornalista: um diálogo para pensar questões de pesquisa
Marcia Veiga

Neste artigo gostaria de iniciar um diálogo apresentando alguns caminhos pelo quais pretendo seguir com o estudo sobre o jornalismo como um tipo de conhecimento que participa da normatização da sociedade. Para tanto, intento problematizar alguns saberes que norteiam a formação do jornalista e suas possíveis conexões com os tipos de saberes e visões de mundo prevalentes no discurso jornalístico que, em última instância, participa na produção de desigualdades sociais. Ou seja, problematizar tanto os conhecimentos que participam da habilitação do jornalista para uma profissão que produz determinados conhecimentos, quanto o tipo de conhecimentos e impactos sociais que os mesmos podem estar reproduzindo. Parto das inquietações imiscuídas na origem da pesquisa, passando por alguns pressupostos teóricos e perspectivas analíticas que conjuntamente circunscrevem esta investigação e que ora desejo partilhar.

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- II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo

Fotojornalismo na imprensa tradicional e popular: as linguagens fotográficas dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho
Carina Mersoni

Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a linguagem fotográfica de um jornal de referência, no caso o impresso Zero Hora, e do popular Diário Gaúcho, ambos da mesma empresa, situada em Porto Alegre/RS. Uma das proposições que se estabelecem é a que diz respeito às diferentes abordagens fotojornalísticas, inclusive para a mesma pauta, se constituindo em linguagens segmentadas. Ao seguir as linhas editoriais tradicional e popular, cada veículo trabalha para um "leitor-modelo", caracterizado principalmente pela classe social e, consequentemente, por traços comuns a esse que dizem respeito às preferências. Os jornais se utilizam de diferentes necessidades comunicacionais para compor a informação visual com e na fotografia, o que resulta em distintas formas de prática e edição fotojornalística.

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(Texto: Felipe de Oliveira / Foto: Angela Zamin)

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