28 outubro 2011

Jornalista, entrevistado e entrevistador

“Jornalista, entrevistado e entrevistador” é um dos temas que será abordado durante o 4° Seminário Aberto de Jornalismo, que acontece nos dias 21 e 22 de novembro, na Unisinos São Leopoldo, das 9h às 17h. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo – GPJor (PPGCC/Unisinos), o evento visa a debater a entrevista enquanto método, técnica e possibilidade de diálogo, a partir de questões desencadeadas pela pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, coordenada pela professora Beatriz Marocco.
A mesa  “Jornalista, entrevistado e entrevistador” terá como palestrantes os jornalistas Eduardo Veras e Luiz Cláudio Cunha e os professores Fábio Pereira, da Universidade de Brasília (UNB), e Isabel Travancas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação será realizada pela professora Christa Berger.
.
As inscrições para o evento, gratuitas e limitadas, seguem até 18 de novembro e podem ser feitas aqui.
.
Mais informações sobre o Seminário Aberto de Jornalismo, aqui.
.
Saiba mais sobre os palestrantes:
• Eduardo Veras - professor, jornalista, crítico de arte e curador independente. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa sobre desdobramentos da arte conceitual na arte contemporânea; é mestre pela mesma instituição, com dissertação sobre o uso de entrevistas em estudos sobre o processo de criação artística. Leciona nos cursos de Realização Audiovisual e de Comunicação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Bacharel em Jornalismo pela UFRGS, trabalhou no Segundo Caderno do jornal Zero Hora entre 1993 e 2010. Entre 1999 e 2007, editou o caderno Cultura do mesmo jornal. Em 1997, conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo (Região Sul) pela série de reportagens “No limiar da civilização”, escrita em parceria com Itamar Melo. É curador das exposições “Palavra figurada” (Espaço Cultural da ESPM, 2007), “Francisco Stockinger: O combate silencioso” (Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, 2008) e “A linha incontornável: desenhos de Iberê Camargo” (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2011). É membro do conselho consultivo da Fundação Vera Chaves Barcellos. 


• Fábio Henrique Pereira - Jornalista, mestre e doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche) na Université de Rennes 1 (França). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB). Autor de “Jornalistas-intelectuais no Brasil” (Summus, 2011).


• Isabel Travancas - Jornalista, mestre em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ). Atualmente é professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre imprensa e literatura na interface comunicação-antropologia. É autora, entre outros, de “O mundo dos jornalistas”(Summus Editorial, 1993), “O livro no jornal” (Ateliê Editorial, 2001) e  ”Juventude e televisão” (Ed. FGV, 2007).


• Luiz Cláudio Cunha - Jornalista.  Trabalhou nos principais órgãos de imprensa do país: os jornais O Estado de S.Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Zero Hora e Diário do Comércio e Indústria (DCI); as revistas Veja, Isto É,  Afinal e Playboy; e também na Rede Globo. Foi sócio-fundador e vice-presidente da Cooperativa de Jornalistas de Porto Alegre e colunista de seu mensário Coojornal. É autor de “Operação Condor: o sequestro dos uruguaios” (L&PM, 2008) e de “Assim morreu Tancredo” (L&PM, 1985), este uma longa entrevista com Antônio Britto, porta-voz do presidente Tancredo Neves. É detentor de vários prêmios de jornalismo, entre eles o prêmio principal do Esso (1979). É “Notório Saber em Jornalismo” pela Universidade de Brasília.


(Angela Zamin)

21 outubro 2011

Práticas jornalísticas: perspectivas e questões

O Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo – GPJor (PPGCC/Unisinos) promove nos dias 21 e 22 de novembro a quarta edição do Seminário Aberto de Jornalismo. Na sessão de abertura do Seminário Aberto, que acontece no dia 21, às 9h, na Unisinos São Leopoldo, a equipe da pesquisa irá sistematizar resultados e questões na mesa “Práticas jornalísticas: perspectivas e questões”.
Nesta edição o evento tem como tema geral “A entrevista – nas práticas e nos estudos em jornalismo” e visa a debater questões que surgiram no desenvolvimento da pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, coordenada pela professora Beatriz Marocco.
.
As inscrições para o evento, gratuitas e limitadas, seguem até 18 de novembro e podem ser feitas aqui.
.
Mais informações sobre o Seminário Aberto de Jornalismo, aqui.
.
(Angela Zamin)

20 outubro 2011

Duas categorias do Prêmio Adelmo Genro Filho contemplam membros do GPJor

O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo 2011, da SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, será concedido nesta edição a dois colegas de GPJor – Grupo de Estudo Pesquisa em Jornalismo (PPGCC/UNISINOS).
.
Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, doutora pelo  Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC/UNISINOS), sob orientação do professor Ronaldo Henn, teve a tese “A atuação das agências de notícias nacionais – Estado, Folha Press e O Globo  como distribuidoras de conteúdo no interior dos conglomerados de mídia” contemplada com o Prêmio Melhor Tese de Doutorado PAGF 2011. Hebe Gonçalvez, que integrou o GPJor durante o doutorado, é professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEL) desde 2003, além de coordenadora da especialização Mídia e Política e Atores Socais, na mesma instituição.
.
Marcia Veiga, doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e integrante do GPJor, receberá o Prêmio Melhor Dissertação de Mestrado PAGF 2011 pelo trabalho “Masculino, o gênero do jornalismo: um estudo sobre os modos de produção das notícias”, orientado pela professora Virginia Pradelina da Silveira Fonseca.
.
O Prêmio Melhor Trabalho de Conclusão de Curso será concedido a Marcelo Salcedo Gomes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC/UNISINOS). O prêmio foi concedido pelo trabalho “As Fantásticas Fotografias da National Geographic”, orientado pela professora Cybeli Almeida  Moraes, doutoranda também pelo PPGCC/UNISINOS.
.
O objetivo do PAGF é homenagear pesquisadores que tenham contribuído para consolidação do Jornalismo enquanto um campo de conhecimento científico no Brasil. Em sua sexta edição, o Prêmio recebeu inscrições de oito teses de Doutorado, 12 dissertações de Mestrado e dezesseis trabalhos na categoria Iniciação Científica e TCC, além da indicação para Pesquisador Sênior. A cerimônia de premiação será realizada durante o 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, na abertura da reunião, no dia 03 de novembro.
.
(Angela Zamin)

19 outubro 2011

Definida programação da SBPJor

A SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo divulgou a ordem de apresentação das comunicações livres e coordenadas do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, que acontece de 3 a 5 de novembro, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). O GPJor – Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (PPGCC/Unisinos) teve dez trabalhos aprovados, entre docentes e discentes. A distribuição das sessões com trabalhos dos membros do Grupo é a que segue:
.
Comunicação Coordenada
Na sexta-feira, dia 4 de novembro, das 14h30 às 18h30, os professores Ronaldo Henn e Beatriz Marocco apresentarão os trabalhos "Morte, acontecimento e redes sociais: das raízes da cultura à Amy Winehouse" e "Fragmentos de vidas exemplares", respectivamente, na comunicação coordenada "A morte como acontecimento jornalístico: possibilidades metodológicas", coordenada por Henn (Sala 111). Integram a sessão os trabalhos: "Aproximações ao trágico cotidiano: um ensaio metodológico", de Bruno Souza Leal, Elton Antunes e Paulo Bernardo Vaz (UFMG); "Morte e narrativa", de Daisi I Vogel (UFSC); e "Morte, acontecimento noticioso primordial", de Gislene Silva (UFSC). A sessão coordenada é resultado do projeto Tecer-Procad desenvolvido entre a Unisinos, a UFSC, a UFMG e a UFRGS.
.
Comunicações Livres
Também na sexta-feira, dia 4, das de 11h10 às 13 h, o mestrando Felipe Moura de Oliveira apresentará, na Comunicação Livre 06 (Sala 108), o trabalho "Acontecimento jornalístico: a reforma agrária como campo problemático e objeto semiótico". As mestrandas Alciane Nolibos Baccin e Kellen Mendes Höehr apresentarão, respectivamente, os trabalhos "Mídias sociais e critérios de noticiabilidade na construção do Acontecimento Jornalístico Geisy Arruda – Uniban" e "O atropelamento dos ciclistas em Porto Alegre: da cobertura midiática aos colaboradores" na CL 10 (Sala 101).
No sábado, dia 5, das de 11h10 às 13 h, quatro sessões de Comunicações Livres receberão integrantes do GPJor. A doutoranda Aline Dalmolin apresentará o trabalho "O grito silencioso: revistas católicas e discurso sobre aborto" na CL 15 (Sala 111). Na CL 16 (Sala 141) a doutoranda Karine Moura Vieira apresentará o artigo "Aventura da história de vida: o desafio de biografar no jornalismo". A CL 18 (Sala 113) receberá o mestrando Giovanni Rocha, com "Explorações sobre as práticas de correspondentes internacionais e enviados especiais", e a doutoranda Angela Zamin, com "Rede informativa e a editoria de internacional: meios de comunicação como fontes em O Estado de S. Paulo". A doutoranda Marcia Veiga (UFRGS) apresentará o trabalho "Gênero: um ingrediente distintivo nas rotinas produtivas do jornalismo" na CL 20 (Laboratório de Rádio – COM).
.
(Angela Zamin)

17 outubro 2011

Narrativas Jornalísticas


Jornalista formado pela Unisinos em 2006, atuo como contador de histórias há muito tempo, sem nem bem saber o que é jornalismo. Aliás, antes mesmo de saber ler. Era quando sentava diante de um jornal, em especial dos quadrinhos, e narrava minhas próprias histórias. Foi essa vontade de contas histórias que me despertou uma verdadeira paixão pelo jornalismo. Só que a gente cresce e descobre que esse "contar histórias" tem muitas implicações. Pois é desde final de 2000, quando comecei a trabalhar na TV Cultura, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), que sigo nesse desafio de descobrir mundos possíveis e contar histórias. Hoje, atuando na Rádio Gaúcha desde 2004, sigo nesse desafio de descobrir não só histórias, mas formas de melhor narrá-las. Agora no mestrado, meu objetivo principal é entender e conhecer esse mundo de possibilidades e implicações que se esconde atrás do verbo "narrar". O objeto de estudo? Uma certa e sinuosa estrada chamada narrativa, cheia de cantinhos e percursos possíveis. E é por ela sigo descobrindo caminhos e desvendando possibilidades.

(João Vitor Santos)

11 outubro 2011

Inscrições abertas para seminário do GPJor

(clique para ampliar)
Estão abertas as inscrições para o 4º Seminário Aberto de Jornalismo, promoção anual do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo - GPJor. As vagas são limitadas e o evento é gratuito. Para efetuar a inscrição é preciso clicar aqui. Certificados de participação serão fornecidos conforme valores e normatização da Unisinos (ver  no Atendimento Unisinos, 1º piso do Centro Administrativo, Campus São Leopoldo).
A atividade reunirá investigadores de diversas áreas, jornalistas e escritores em um encontro interdisciplinar centralizado na entrevista e desdobrado em três temas: o jornalista como entrevistado e entrevistador, o diálogo entre sujeitos e as relações de poder na entrevista e a entrevista como método, estratégia e técnica, problematizando questões desencadeadas pela pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, coordenada pela professora Beatriz Marocco.
O Seminário será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, na Unisinos, a partir das 9h.
Mais sobre a programação aqui.
.
(Angela Zamin)

07 outubro 2011

Jornalismo e Ciência em debate na Unisinos

(clique para ampliar)
O professor Ronaldo Henn, integrante do GPJor, é um dos responsáveis pela II Oficina de Jornalismo Científico que será realizada dia 18 de outubro, às 20h, no Auditório 5D 005, na Unisinos. Durante a atividade Henn irá tratar a ciência como acontecimento para o jornalismo. Participam também da oficina as professoras  Maíra Baumgarten, secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC / Rio Grande do Sul, e Rosana Zucolo, doutoranda pelo PPGCC / Unisinos. O debate se dará em torno do binômio Jornalismo e Ciência.
A atividade integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece entre 17 e 23 de outubro sob coordenação geral do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema principal é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
.
(Angela Zamin)